terça-feira, 4 de agosto de 2015

04 de Agosto, Dia do Sacerdote (Dia do Padre), Dia de São João Maria Vianney.

A Igreja Católica celebra no dia 04 de agosto a Festa de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes, canonizado pelo papa Pio XI e descrito pelo mesmo como “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.

Conhecido em todo o mundo como o Santo Cura d’Ars, São João Maria nasceu na França, em 1786. Depois de passar por grandes provações e dificuldades associadas às suas poucas aptidões intelectuais, foi finalmente ordenado sacerdote em 1815. João Maria era tão pouco dotado que o prelado responsável pela sua ordenação não acreditava que o novo sacerdote tivesse capacidade para pregar e confessar, pois considerava-o com capacidade intelectual insuficiente para tal ministério. No entanto, sua suposição não poderia estar mais errada.

O recém-ordenado sacerdote foi enviado para uma pequena povoação chamada Ars, no interior da França, que não contava mais do que 250 habitantes. E foi lá que ele se tornou um dos mais famosos confessores da história da Igreja, destacando-se pela sua entrega total aos deveres e obrigações do ministério sacerdotal e pelos seus conselhos e pregações divinamente inspirados.

São João Maria Vianney pode ser retratado como o melhor exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu o que o mundo considera vil e desprezível; escolheu os que nada são para reduzir a nada aqueles que são alguma coisa” (1Cor 1,28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário